quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Eleição Para Presidente do Brasil 1891


Todas as Eleições para presidente do Brasil
Como foi a eleição para presidente em 1891?
"Está eleito Presidente da República dos Estados Unidos do Brasil o Sr. Manuel Deodoro da Fonseca." Assim foi anunciada pelo parlamentar Antonio Eusebio a vitória do Marechal Deodoro da Fonseca, proclamador da República e primeiro presidente da República do Brasil.

A primeira eleição presidencial do Brasil foi indireta. A Constituição da recém-formada República no Brasil determinava que a eleição para presidente da República fosse direta. Mesmo assim, as disposições transitórias da Constituição previam eleições indiretas para o primeiro governo.

Foram realizadas eleições para presidente e vice-presidente da República. Marechal Floriano Peixoto disputou os dois cargos. Teve apenas três votos para presidente, mas conseguiu se eleger vice-presidente.

Marechal Deodoro da Fonseca, proclamador da República, conseguiu uma boa margem em relação ao segundo colocado. Deodoro teve 32 votos a mais que Prudente de Morais, que seria o terceiro presidente da República do Brasil.

Data da eleição: 25 de fevereiro de 1891.

Tipo de eleição: indireta

Candidatos à presidência da República em 1981: Marechal Deodoro da Fonseca | Prudente de Morais (Partido Republicano Paulista) | Marechal Floriano Peixoto | Joaquim Saldanha Marinho | José Higino Duarte Pereira

Candidatos à vice-presidência da República: Eduardo Wandenkolk, pela situação | Marechal Floriano Peixoto

Nenhum comentário:

Postar um comentário